Ortodontia Infantil

Quando os pais devem levar seus filhos para iniciar um tratamento ortodôntico?

 

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança com sete anos faça uma avaliação ortodôntica. Entretanto, algumas alterações, como as mordidas cruzadas, dependendo da maturidade da criança, já podem ser tratadas até mesmo antes dos sete anos de idade. Nesse caso, quanto antes começar o tratamento, melhor, já as mordidas cruzadas podem fazer com que os ossos da face cresçam tortos, causando uma assimetria facial.

Os problemas clínicos mais comuns em crianças são: falta de espaço para os dentes permanentes, mordida cruzada e falta de crescimento da mandíbula.

Caberá ao ortodontista realizar o correto diagnóstico e decidir qual o melhor momento para iniciar a interceptação do problema apresentado pela criança. Determinados problemas deverão ser tratados o quanto antes, já outros deverão aguardar o momento mais propício para que o tratamento seja realizado de forma mais eficiente.

Cada caso apresenta suas peculiaridades e necessita ser avaliado individualmente. Por exemplo, no caso de crianças sofrendo bullying devido a alterações no desenvolvimento dos ossos da face ou no posicionamento dos dentes, podemos iniciar mais cedo o tratamento, para tentar diminuir esse importante problema social, que pode ter grande impacto na formação da auto-estima da criança.